PRAIAS DE SALVADOR

Além das praias de Salvador serem muito conhecidas e visitadas, elas foram muito importantes no processo histórico do país, pois participaram através do Farol da Barra (Forte de Santo Antônio) como defesa no período das colônias no Brasil.

Ficando entre a cidade baixa e a alta, as praias de Salvador possuem aproximadamente50 km de praias, sendo uma das orlas mais extensas do país.

Além de sua importância histórica, as praias participam de diversas festas da Bahia, sendo um local muito visitado tanto pelos moradores da cidade de Salvador como pelos turistas.

As principais festas são em janeiro e fevereiro. Em janeiro, em Itapuã, há a lavagem de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã pelos pescadores, e na praia da Boa Viagem, a festa da Ribeira junto com a Procissão do Senhor dos Navegantes leva muitas pessoas para a beira do mar. Em fevereiro, no Rio Vermelho, ocorre a festa mais conhecida na Bahia: a festa de Iemanjá. Esta festa é conhecida como a maior manifestação do candomblé no país e leva diversos baianos para a praia a fim de agradecer a Iemanjá.

Mas nem só de festas vivem as praias de Salvador e o turismo também é grande em várias delas. Entre as principais praias estão Porto da Barra, Jaguaribe e Farol da Barra.

Jaguaribe encanta com suas águas calmas e diversas barracas na praia, enquanto que Farol da Barra faz sucesso devido ao Forte de Santo Antônio. Já o Porto da Barra é uma das praias mais lotadas no fim de semana, ideal para a diversão dos moradores e turistas.

Ao norte, as praias de Salvador, são menos movimentadas e, por este motivo, possuem águas mais limpas. As principais são: Stella Maris, Itapoá e Flamengo.

Na praia de Stella Maris há grande prática de surf, pois existem várias ondas e proteção de trechos por recifes. Em Itapoá é possível ver uma beleza natural incrível com águas verdes, piscinas naturais e uma areia muito clara que completa a beleza do ambiente. Mas quem prefere um ambiente mais rústico, não pode deixar de conhecer a praia do Flamengo, com dunas, coqueiros, além de diversos surfistas. Flamengo é considerada a praia dos jovens.

Mas a beleza das praias de Salvador não acaba com o turismo local, pois a diversidade ecológica na região encanta qualquer um. Com isso, as praias possibilitam a prática de pesca submarina, vela, natação, surfe e até mergulho.

Além disso, as crianças podem ser divertir nas praias de Salvador, pois possuem paisagens com piscinas naturais, arrecifes e diversas dunas que valem a pena conhecer.

 

PRAIA DE STELLA MARIS

Foto da Praia Stella Mares – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia Stella Mares – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Uma das grandes preferências dos jovens, a Praia Stella Maris encanta quem prefere ficar entre ondas fortes e buscar algum sossego entre as mansões, resorts e casas de veraneio. Suas águas são esverdeadas e mornas, próprias para o Jet-ski, bodyboard e o surf.

É fácil chegar até a Praia Stella Maris, pois ela fica a 10 minutos de carro do aeroporto, apenas24 km do centro de Salvador, perto da Praia de Itapuã e do Flamengo. Basta perguntar um pouco e chegar lá rapidinho.

 Leia o artigo completo sobre a Praia de Stella Maris

 Fotos da Praia de Stella Maris

 

PRAIA DO FLAMENGO

Foto da Praia Flamengo – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia Flamengo – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Quem surfa vai gostar muito de conhecer a Praia Flamengo, conhecida pelas suas grandes ondas e frequentada por vários surfistas locais ou visitantes.

Possui um ambiente bastante rústico e até selvagem, pois não há calçadão ao seu redor, apenas dunas e coqueiros que fazem da Praia Flamengo uma das mais visitadas e preferidas em Salvador.

Sua continuação é na Praia de Ipitanga (em Lauro de Freitas) e a Praia Flamengo atrai turistas o ano todo.

 Leia o artigo completo sobre a Praia de Flamengo

 Fotos da Praia de Flamengo

 

PRAIA DO FAROL DA BARRA

Foto da Praia da Barra – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia da Barra – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Quem gosta de praia e movimento, não pode deixar de conhecer a praia Farol da Barra, que possui ponto de referência para bons passeios tanto pelos moradores como pelos turistas que visitam Salvador.

Sua fama deve-se ao Forte de Santo Antônio, famoso marco histórico do local, que faz sucesso até os dias atuais. Não é a toa que a praia é usada para comemorações importantes na cidade, como Réveillon, por exemplo.

Durante o dia, quando a maré está baixa, há formação de piscinas naturais que encantam e divertem quem visita a praia. Já à noite, há muitas opções de restaurantes que servem como opção de lazer a todos e vivem lotados.

Além disso, a praia Farol da Barra é uma ótima opção para quem quer tomar um banho de mar ou apenas caminhar através do seu grande calçadão.

 

 Leia o artigo completo sobre a Praia do Farol da Barra

 Fotos da Praia do Farol da Barra

 

PRAIA DE PORTO DA BARRA

Foto da Praia Porto da Barra – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia Porto da Barra – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

A Praia Porto da Barra é pequena e ideal para banhos, pois possui águas transparentes e calmas. Mesmo assim, ela é muito movimentada aos fins de semana, quando recebe moradores locais e turistas que gostam de aproveitar a tranquilidade do lugar e aproveitam para ver a Baía de Todos os Santos, que pode ser vista da praia.

Quem não gosta de andar muito, vai adorar a Praia Porto da Barra, pois ela é a mais próxima do centro de Salvador, sendo de fácil acesso.

 Leia o artigo completo sobre a Praia do Porto da Barra

 Fotos da Praia do Porto da Barra

 

PRAIA DO RIO VERMELHO

Foto da Praia do Rio Vermelho – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia do Rio Vermelho – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

A Praia do Rio Vermelho é muito visitada em fevereiro, mês em que é realizada a festa de Iemanjá. Durante todo o ano, ela funciona como atracadouro a vários barcos de pesca.

Mas o encanto da Praia do Rio Vermelho acontece durante a noite, quando as barracas de acarajé ou os barzinhos tomam conta do movimento da praia. Entre os mais conhecidos estão o Boteco do França ou as barracas de acarajé da Regina, Cira ou Dinha. É só você escolher!

 Leia o artigo completo sobre a Praia do Rio Vermelho

 Fotos da Praia do Rio Vermelho

 

PRAIA DA PITUBA

Foto da Praia da Pituba – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia da Pituba – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

A Praia Pituba fica em um dos bairros mais populosos de Salvador (Pituba), a apenas10 km do centro da cidade de Salvador. A origem da palavra “pituba” vem dos índios e significa maresia, sopro ou exaltação, devido aos ventos que balançam os coqueiros da região.

O maior público da Praia Pituba são os próprios moradores, que lotam suas areias e águas aos finais de semana. Infelizmente, as pedras dificultam um pouco a passagem para o mar, por isso é preciso tomar cuidado, mas vale a pena conferir o lugar.

Entre as atrações da Praia Pituba está o Jardim dos Namorados, com diversas quadras de esporte, além de barzinhos e feiras.

 

 Leia o artigo completo sobre a Praia da Pituba

 Fotos da Praia da Pituba

 

PRAIA DA ONDINA

Foto da Praia da Ondina – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia da Ondina – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

A apenas 7 kmdo centro de Salvador fica a Praia Ondina, que serve de palco para os carnavais da Bahia, pois o circuito Barra-Ondina termina ali no local.

Ela é uma praia muito visitada por turistas, já que lá há diversas marés altas. Além disso, há várias opções de hotéis e pousadas perto da Praia Ondina, o que facilita aos turistas visitarem o local.

O local é dividido em três partes: a Praia das Crianças, que possui diversas piscinas naturais que se formam ao longo da Praia Ondina e servem para diversão da criançada; a Praia da Sereia e a Praia do Cristo, cada uma com sua tradição.

Além do mar da Praia Ondina também ser calmo em marés mais baixas, ela é uma ótima opção para praticar esportes, pois possui até uma quadra de lazer.

 Leia o artigo completo sobre a Praia Ondina

 Fotos da Praia Ondina

 

PRAIA JARDIM DE ALÁ

Foto da Praia Jardim de Alá – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia Jardim de Alá – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

A Praia Jardim de Alá deve seu nome aos pequenos coqueiros que ficam no canto direito e encantam a paisagem local.

Quem gosta do mar agitado e quente, pode ir a Praia Jardim de Alá e ficar mais para o lado esquerdo, onde a areia é mais amarela e há locais abaixo dos coqueiros em que os turistas recebem massagens.

Assim, conhecer a Praia Jardim de Alá é uma ótima oportunidade para banhar-se, relaxar ou conferir as diversas barracas da orla.

 

 Fotos da Praia Jardim de Alá

 

PRAIA DE ITAPOÃ

Foto da Praia de Itapuã – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia de Itapuã – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

A praia de Itapuã ganhou este nome porque, em tupi, Itapuã significa “pedra que ronca” ou “ponte de pedra” e havia no local uma pedra que roncava durante a maré.

Antigamente, Itapuã servia para a pesca de baleia, e por isso há o Farol de Itapuã e a estátua da Sereia de Itapuã no local. O óleo da belaia era usado para a iluminação pública.

A fama da praia foi tão grande que inspirou grandes compositores e cantores da década de 70 como Vinicius de Moraes e Caetano Veloso, mas infelizmente diversos ambulantes invadiram o local de maneira desordenada e hoje ela é mais procurada para quem busca o Windsurf.

Mesmo assim, a praia de Itapuã possui um dos melhores acarajés da cidade, o acarajé da Cira, e é considerada um ponto turístico importante da cidade por ter águas verdes, piscinas naturais, coqueiros e areias claras que embelezam o lugar e atraem vários visitantes.

 Leia o artigo completo sobre a Praia Itapuã

 Fotos da Praia Itapuã

 

PRAIA DE AMARALINA

Foto da Praia de Amaralina – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia de Amaralina – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Na Praia Amaralina, em Salvador, há diversos turistas que vão em busca de ondas fortes e também muitas pedras que enfeitam a paisagem.

Além disso, na Praia Amaralina é possível escolher ou não ficar nas ondas, pois quem quiser deitar na areia calma, pode ir ao canto esquerdo e aproveitar o passeio.

 Fotos da Praia Amaralina

 

 

 

 

PRAIA DA ARMAÇÃO

Quem gosta de praia, gosta de Salvador e gosta de ondas, a Praia Armação é o lugar ideal para sua diversão.

Além disso, quem gosta de praia deserta e tranqüila, não pode deixar de conhecer Praia Armação, pois em alguns dias ela fica pouco frequentada.

Mesmo assim, há vários hotéis, restaurantes e atrações ao redor da Praia Armação, que no verão é palco de muitos banhistas que treinam capoeira.

A apenas 13 kmdo centro de Salvador fica a Praia da Armação, que leva este nome devido ao bairro em que está localizada, mas que antigamente era chamada de Chega Nego, pois servia de porto para os negros na época da escravidão.

Entre as vantagens da Praia da Armação está o fato de que fica perto de diversos pontos da cidade, como cinema, bares, restaurantes, Shopping Center Aeroclube Plaza Show, Centro de Convenções da Bahia e muitos outros.

 

 

PRAIA DE PIATÃ

Foto da Praia de Pietã – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia de Pietã – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Se você procura uma praia com águas calmas, muitos coqueiros e uma areia amarela, a Praia de Piatã, em Salvador, é uma ótima opção para seu passeio.

Além disso, diversão não falta na Praia de Piatã: há diversos barzinhos com música ao vivo o dia todo, proporcionando um ambiente animado e descontraído para o lazer. A praia ainda tem o bar Don Papito, famoso por servir a melhor porção de lambreta da cidade de Salvador.

Devido a todos estes atributos, a Praia de Piatã é considerada uma das mais movimentadas da região, com diversas barracas e um extenso calçadão para fazer caminhadas e andar de bicicleta.

 Fotos da Praia Piatã

 

PRAIA DE PITUAÇU

Foto da Praia de Pituaçu – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia de Pituaçu – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

A Praia Pituaçu ou do Corsário possui diversos coqueiros que enfeitam a paisagens que é rodeada de restaurantes e bares com estilo simples.

Se você for visitá-la aos fins de semana, verá uma extensão de guarda-sóis em suas areias amarelas. As águas da Praia Pituaçu são calmas e o que chama a atenção é o trecho conhecido como Corsário, onde há ondas fortes que são muito visitadas pelos surfistas e apresenta uma paisagem muito linda que encanta a qualquer turista.

 Fotos da Praia Pituaçu

 

PRAIA DE JAGUARIBE

Foto da Praia de Jaguaribe – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Foto da Praia de Jaguaribe – Imagem: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Outra praia muito famosa em Salvador é a Praia de Jaguaribe, que fica a apenas18 km do centro e localiza-se perto da Praia de Patamares e Praia de Piatã.

A Praia de Jaguaribe é dividida em três partes, sendo cada uma delas conhecida por um nome: Praia da Terceira Ponte, Praia do SESC e Praia de Jaguares. Toda a sua extensão possui águas calmas e mornas durante o ano inteiro. Vale a pena conhecer e se encantar!

 Fotos da Praia Jaguaribe

 

 

PRAIA DA RIBEIRA

A Praia da Ribeira ou da Penha é localizada na Cidade Baixa, a apenas13 km do centro de Salvador. O termo Ribeira refere-se a expressão que significa ancoradouro para reparação de naus.

Antigamente, a Praia da Ribeira era de pescadores e depois funcionou até mesmo como hidroporto para receber os aviões que chegavam a Salvador, mas depois se tornou muito famosa devido às suas lindas águas que servem até como local de treinamento de muitos esportes náuticos. Lá acontecem campeonatos de canoagem e vela, além de diversos outros.

Outra vantagem da Praia da Ribeira é o Palácio de Verão do Arcebispo e a Igreja de Nossa Senhora da Penha, que se localizam a sua frente. Além disso, há diversas atrações noturnas no local.

 

PRAIA DA BOCA DO RIO

Conhecida como Praia dos Artistas, a Praia Boca do Rio é muito famosa devido a sua história. Isso porque, antigamente, os artistas e boêmios visitavam o lugar para relaxar e se divertir.

Atualmente, a Praia Boca do Rio ainda possui um ambiente leve que encanta a boêmios ou não. Vale a pena conhecer o local.

 

Por