FESTAS DE LARGO

O nome Festa do Largo soa meio estranho a primeira vista, mas ele deve-se a tradição do lugar, retratando os costumes locais, onde as praias eram pontos de encontros nos dias dos orixás e santos em Salvador.

A Festa de Iemanjá acontece no dia 2 de fevereiro e fica lotada de fiéis que querem presentear a famosa Rainha do Mar, como é considerada Iemanjá em Salvador.

A festa mais antiga é dia 4 de dezembro, a festa de Santa Bárbara, conhecida como Iansã na linguagem do candomblé. É na Igreja N.S. do Rosário dos Pretos que os fiéis se reúnem com roupas de cores vermelhas e brancas para celebrar a data. E 4 dias depois, em 8 de dezembro, a festa é de N.S. da Conceição da Praia, que acontece na escadaria de sua igreja.

E festa do Largo é o que não falta em Salvador: na virada do ano tem a procissão de Bom Jesus dos Navegantes e no dia 6 de janeiro é a vez da Lavagem do Bonfim, que une todos os fiéis do candomblé, catolicismo ou umbanda para celebrarem da Igreja N.S. da Conceição da Praia até a Igreja Senhor do Bonfim, com uma longa caminhada de8 km, para ver a lavagem de pés.

O melhor de tudo é que você pode conhecer todas estas festas do Largo sem pagar nada por isso.

Por